Na noite desta quarta feira, dia 19, mais de 100 pessoas se reuniram no Anfiteatro David Rogos Schimtz para discutir a possível extinção do Fórum Eleitoral de Chopinzinho. O momento foi importante para demonstrar a importância da manutenção do fórum eleitoral em funcionamento, dar ciência da situação à população, bem como permitir que todos se manifestassem sobre o assunto. Estiveram presentes representantes de entidades, presidentes de partido e população.  

            O fechamento é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, de que todas as zonas com menos de 20 mil eleitores sejam fechadas, para redução de custo. Chopinzinho hoje conta com cerca de 16 mil eleitores. O esforço para manutenção do fórum considera que a proximidade facilita ao eleitor acesso aos serviços prestados pelo cartório – como emissão de título, recadastramento, segunda via, entre outros -, que nosso Município possui grande extensão territorial, já tem sede própria para o Fórum Eleitoral e conta com população indígena.

“Sabemos que a presença de Juiz Eleitoral e Promotor Eleitoral em um processo de eleição faz toda a diferença para manter a ordem, para evitar problemas como corrupção e compra de votos, que atrapalham o andamento das eleições”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro. Uma das medidas tomadas pela Administração Municipal contra o fechamento é aventar a possibilidade de trazer para a Comarca Eleitoral de Chopinzinho o Município de Saudade do Iguaçu, que hoje está junto com São João. Deste modo, se somariam estes eleitores ao nosso fórum, alcançando o número mínimo, sendo também uma mudança que a população saudadense acredita ser favorável.

            Além disso, em uma união de esforços, a Administração Municipal já esteve em conversa com o Desembargador Adalberto Xisto, do Tribunal Regional Eleitoral - TRE e com os Deputados Estaduais e Federais, para que façam as intervenções necessárias. Na ocasião da Audiência, além da apresentação de como está a situação, foi aberto oportunidade para toda a população poder se manifestar.

            “A Audiência Pública foi para ouvir a população e dar ciência sobre o que está acontecendo. A participação da população foi surpreendente”, afirma a Juíza Eleitoral de Chopinzinho, Maria Teresa Thomaz, que conduziu o evento. Ela também considerou que o Município tem muita chance de manter o fórum eleitoral.  

“Essa audiência é para mostrar que a nossa sociedade não concorda com o fechamento do nosso fórum eleitoral e está mobilizada, sabendo que vai trazer muitos prejuízos aos cidadãos e aos partidos políticos”, reforça a chefe do Cartório Eleitoral, Luciana Neis. Todas as manifestações da população durante a Audiência vão ser repassadas ao TRE, que está fazendo estudos sobre os remanejamentos para o TSE e podem ser utilizadas para justificar a manutenção da zona. A previsão é dois meses para o resultado final, quando será divulgado se manteremos o Fórum Eleitoral em Chopinzinho.