A Polícia Militar de Chopinzinho apresentou um balanço das ocorrências atendidas durante o ano de 2017 na área de abrangência do 2º Pelotão, composta pelos municípios de Chopinzinho, Saudade do Iguaçu e Sulina.

De acordo com o comandante do Pelotão, Tenente Haesbaert, de maneira geral os números são satisfatórios, onde alguns dados apresentaram diminuição do número de ocorrências e outros aumentaram, principalmente em função da ação repreensiva da polícia.

“Podemos considerar os números do levantamento extremamente positivos, apesar de que o número de homicídios aumentou onde tivemos 02 casos em 2017 e nenhum em 2016, mas é o tipo de crime passional que na maioria das vezes não tem como prevenir. Outro índice que registrou aumento em 2017, foi dos casos de embriaguez ao volante, onde em 2016 foram atendidos 17 casos e em 2017 foram registrados 27 ocorrências dessa natureza. Mas, isso se deve também em função do aumento da fiscalização por parte da polícia, atendendo o clamor da população e visando prevenir a ocorrência de acidentes motivados pelo consumo do álcool. Outro dado que registramos aumento de ocorrências, foi em relação ao tráfico de drogas, onde tivemos 04 casos em 2016 e 08 no ano de 2017, sendo que a maioria dessas ocorrências foram registradas no início do mês de dezembro, quando a Polícia Militar em parceria com o Ministério Público da Comarca, desencadearam uma operação que resultou na prisão de vários traficantes em Chopinzinho. Sabemos que o combate ao tráfico de drogas é difícil, pois o traficante age em locais e horários que dificultam a fiscalização, mas, mesmo assim conseguimos dar uma resposta positiva para a sociedade. Outro dado que registrou aumento em 2017, mas isso reflete positivamente em função do trabalho da polícia, foi com relação ao número de pessoas presas, onde houve um aumento de 60% em comparação com o ano anterior. Em 2016 foram 90 presos e em 2017 tivemos um total de 142 pessoas presas. As ocorrências de lesão corporal também teve um aumento no último ano, sendo que em 2016 foram 85 casos em 2017 foram atendidas 100 ocorrências”, disse o comandante.

O Tenente Haesbaert lembrou que os dados estatísticos mostram também que outros tipos de ocorrências houve redução considerável no município. “Tivemos alguns índices que chamaram a atenção pela redução do número de ocorrências. Como é o caso de violência doméstica que na maioria das vezes está relacionado à Lei Maria da Penha, sendo que em 2016 foram 28 encaminhamentos dessa natureza e em 2017 foram apenas 11 casos. Outro tipo de ocorrências que registraram uma redução considerável foi de furto e roubo de veículos e também de casos de roubo a pessoas que em 2016 tivemos 17 casos e em 2017 foram 15 ocorrências, uma redução de 15%. Esse é um tipo de ocorrência, principalmente o roubo à pessoas, que geralmente envolve violência por parte do marginal, por isso a redução desse tipo de ocorrência é muito importante”, disse o Tenente.

O comandante destacou que os números positivos das ações no ano de 2017, é resultado do trabalho em conjunto da Polícia Militar com a sociedade, através do policiamento comunitário que tem por objetivo proporcionar a aproximação da polícia com a comunidade.

Confira o relatório estatístico:

                                                                       2016                            2017

- Roubos                                                          18                               6

- Furto/Roubo de veículos                          17                               15

- Lesão Corporal                                           85                             100

- Violência Doméstica                                28                                11

- Perturbação do sossego                          32                               51

- Ameaça                                                        240                            279

- Homicídios                                                    00                               02

- Embriaguez ao volante                              17                              27

- Apreensão de armas                                  15                               09

- Tráfico de entorpecentes                          04                               08

- Pessoas presas (maiores)                            90                             142

- Veículos recuperados                                   07                               07