O juiz federal Sérgio Moro determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. De acordo com informações de lideranças políticas do PT em Curitiba, o ex-presidente tem até às 17h desta sexta feira (6) para se entregar à polícia.

A defesa do ex-presidente tentou evitar a prisão com um habeas corpuspreventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo para que a pena fosse cumprida somente após o trânsito em julgado da sentença. O recurso, no entanto, foi negado na quinta feira (5), por 6 votos a 5, depois de 11 horas de votação dos ministros. Com a decisão, o Supremo permitiu que Lula comece a cumprir pena no caso do triplex em Guarujá (SP) após encerrados os recursos no TRF-4.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades sindicais agendaram um grande ato público para a manhã desta sexta (6) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, berço do PT. Agora, com o decreto de prisão do ex-presidente, não há informações se a mobilização continuará ou não.