O candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad (PT), encontrou-se nesta tarde (23) com o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e firmou um compromisso com ele de trabalhar pela regularização fundiária das favelas da capital fluminense. O encontro ocorreu no Palácio São Joaquim, no bairro da Glória, e fez parte da agenda do petista, que incluiu encontros com religiosos de diferentes crenças. Mais cedo ele se reuniu com líderes evangélicos e, na sequência, foi recebido por dezenas de membros da comunidade judaica na Association Sholem Aleichem, em Botafogo.

"Já assumimos compromissos em defesa das instituições que combatem a corrupção, em defesa da democracia, em defesa do meio ambiente e em defesa da vida em sua integralidade. E aqui, particularmente no Rio de Janeiro, até como homenagem ao trabalho que essa pastoral vem fazendo, nós assumimos um compromisso adicional com um tema caro ao Dom Orani que é a regularização fundiária das favelas", disse Haddad antes de formalizar a promessa, assinando um documento. Durante o encontro, o candidato também recebeu manifestação de apoio de jovens católicos que lhe entregaram um livro de presente. 

Posteriormente, na reunião com a comunidade judaica na Association Sholem Aleichem, Haddad atacou a intolerância e pregou a harmonia entre os povos de diferentes origens e religiões. Segundo ele, é preciso pacificar os ânimos na reta final das eleições e depois dela. Participaram desse encontro religiosos, integrantes da associação, artistas, políticos e representantes da área cultural.

Além da agenda com religiosos, Haddad também aproveitou sua passagem pelo Rio de Janeiro para visitar, no início da tarde, um espaço cultural no complexo de favelas da Maré. Ele foi ao local na companhia de sua vice Manuela D'Avila (PCdoB) e de outras lideranças partidárias. Para centenas de moradores da comunidade local, apoiadores e representantes dos movimentos sociais, o candidato petista discursou por dez minutos e pediu empenho a todos para buscarem "uma virada" na reta final das eleições. 

O último compromisso de campanha do petista foi um ato público nos Arcos da Lapa. O espaço ficou lotado. No palco, artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Mano Brown, o teólogo e escritor Leonardo Boff, o escritor Fernando Morais e diversos atores, além de apoiadores e políticos de vários partidos de esquerda.

 

Fonte: Agência Brasil