O grupo para controle de tabagismo existe no município de Saudade do Iguaçu há algum tempo, e era desenvolvido na secretaria municipal de saúde com atendimentos individuais. O que preocupou a equipe foi o número de fumantes no município, que em 2018 chega a quase 500 indivíduos.

A partir disso, surgiu a nova ideia de iniciar um grupo com vários profissionais para tentar diminuir esse número de fumantes no município, com a implantação do Programa “Saudade Livre do Tabaco”. “Formamos uma equipe multidisciplinar e levamos à capacitação, para acolher, atender e instruir os munícipes dependentes do cigarro. Essa equipe multidisciplinar é composta por uma farmacêutica, dois enfermeiros, uma médica e uma psicóloga. Contamos com a ajuda ainda dos agentes comunitários de saúde, os quais tem contato direto com os pacientes e passaram tanto o relatório de fumantes do município, como convidaram pacientes de suas áreas de visitas para participar do grupo”, comentou a secretária de Saúde, Franceli Del Gasperin.

Segundo o prefeito Mauro Cenci, a equipe trabalha seguindo protocolo do controle do tabagismo da 7º Regional de Saúde, realizando inscrições, iniciando com encontros semanais. “Buscamos sempre a prevenção das doenças, por isso alertamos a nossa população sobre a importância de combater o tabagismo. Conseguimos tratar de assuntos educativos e estratégias para deixar o cigarro. A partir daí, nossa equipe realiza duas manutenções quinzenais e uma mensal”, destacou Mauro.

Conforme dados da Secretaria de Saúde, os grupos duram em torno de 3 a 4 meses. São distribuídos medicamentos no auxílio da ansiedade e adesivos de nicotina, quando necessário, fornecidos pela Saúde do Estado do Paraná.

Nessa primeira experiência do grupo em coletivo, tivemos um resultado considerado excelente. Pelo teste de Fagerström, determinamos quão dependentes do cigarro eram os participantes, e em um pequeno grupo de 11 munícipes, tínhamos 3 em grau elevado de dependência e 8 em grau muito elevado. Chegamos ao final deste ciclo com 5 pacientes que conseguiram parar totalmente de fumar. Sabemos que essa caminhada não é fácil, é árdua, mas o resultado de quem consegue chegar ao final livre do cigarro, é recompensador.

“Nosso último encontro foi emocionante. Ver os olhos de quem teve tanta força de vontade, lutou, buscou nossa ajuda, chegando ao último encontro livre do tabaco. Esse era nosso objetivo. Foi gratificante para toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Saudade do Iguaçu o tempo dedicado ao grupo e o resultado que obtivemos”, finalizou a Secretária Francieli.

Para o prefeito Mauro, as ações não param. “Sabemos que esse trabalho não pode parar, e que temos muitos munícipes ainda para ajudar, por isso o segundo grupo ‘Saudade Livre do Tabaco’ inicia no dia Nacional de Combate ao fumo, 29 de Agosto de 2018. A frase que carregamos desde o início e deixamos para todos é: No futuro, você vai desejar ter parado hoje”, comentou.