Com a necessidade de manter o empate para se garantir nas oitavas de final da Copa do Mundo, a Suíça cumpriu rigorosamente a missão ao segurar um complicado 2 a 2 com a já eliminada Costa Rica nesta quarta-feira, em Nizhny Novgorod, e se classificou para enfrentar a Suécia na próxima fase.

Diante de uma aguerrida seleção costa-riquenha, superior ao longo de toda a partida, a equipe suíça abriu o placar com o meia Blerim Dzemaili aos 30 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o zagueiro Kendall Waston empatou aos dez, o atacante Josip Drmic voltou a colocar a Suíça na frente aos 42, e o meia Bryan Ruiz deixou tudo igual em cobrança de pênalti aos 48.

Quando a Suíça ainda vencia por 2 a 1, o sistema de árbitro de vídeo precisou ser utilizado aos 44 do segundo tempo para anular um pênalti marcado a favor da Costa Rica. No lance, Ricardo Rodríguez derrubou Ruiz na área, mas havia impedimento na jogada.

Com a vitória por 2 a 0 na Otkrytie Arena, em Moscou, a seleção brasileira avançou no torneio com a primeira posição do grupo E, com sete pontos, e enfrentará o México nas oitavas. Vice-líder, com cinco pontos, a Suíça terá como adversária a Suécia, que terminou na ponta de cima no grupo F.

O técnico Vladimir Petkovic fez apenas duas mudanças no time titular para a partida de hoje, ambas no setor ofensivo. Ainda sem balançar as redes, o atacante Seferovic deu lugar a Gavranovic, enquanto o meia Zuber, que marcou contra o Brasil, foi substituído por Embolo, autor da assistência para o gol de Dzemaili.

O lateral-direito Stephan Lichtsteiner e o zagueiro Fabian Schär, que chegaram à partida pendurados por ter recebido um cartão amarelo cada no empate em 1 a 1 com a seleção brasileira, foram novamente punidos e serão desfalques para a Suíça contra a Suécia.

Surpresa da Copa de 2014 ao alcançar as quartas de final pela primeira vez na história, a seleção costa-riquenha não repetiu o mesmo desempenho na atual edição e chegou à última rodada da fase de grupos matematicamente eliminada. No entanto, após perder por 1 a 0 para a Sérvia e 2 a 0 para o Brasil, conseguiu marcar dois gols antes de se despedir do torneio.

 

Fonte: Agência EFE