Mais de 150 empreendedores, agentes turísticos, entidades municipais e regionais do setor participaram nesta sexta-feira (19) da primeira edição das Jornadas Regiões Turísticas do Paraná, realizada em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A programação contou com oficinas, orientações e dinâmicas de rodadas de negócios, uma forma de capacitar os envolvidos para que explorem de maneira segura, consciente e com visão de mercado, o potencial turístico de seus municípios. 

O evento foi idealizado e promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), com apoio da Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu. A abertura reuniu prefeitos, secretários municipais e pessoas ligadas ao trade local. A proposta da iniciativa, que deve acontecer em todas as regiões do Estado, é fortalecer o turismo local e ampliar a rede de profissionais que atuam na área. 

Para a diretora-geral da Setu, Camila Aragão, escolher a região turística Vales do Iguaçu como sede da primeira edição das jornadas é um passo importante para ampliar as atividades neste setor. "Escolhemos essa região porque observamos o potencial do turismo aqui. Além disso, o evento serve para mostrar como o Governo do Paraná pode ajudar a alavancar esses atrativos únicos que existem no Sudoeste", disse.

As oficinas ofertadas ao longo do dia abordaram diferentes questões envolvendo o potencial turístico do Sudoeste paranaense. Foram ministrados workshops sobre roteirização turística, marketing e orientações sobre linhas de crédito para trabalhar o turismo desde a base.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, disse que o evento foi fundamental para unir a iniciativa privada, as entidades públicas e os moradores do entorno na ampliação da atividade turística. "Os participantes, com certeza, estarão preparados e com condições de propagar esse conhecimento pelos municípios. Os cases apresentados são similares às situações que temos na região. Esse evento foi um divisor de águas, com ações que vão fazer a diferença na vida do empreendedor", afirmou.

Fonte/foto: AEN