A preocupação com a dengue mobilizou nesta semana diversas lideranças do município de Sulina no combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da doença.

De acordo com Maikel Gaspar, da Secretaria de Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental de Sulina, nos últimos dias foi desenvolvido uma ação em conjunto com à Secretaria Estadual de Educação e o Colégio Nestor de Castro, onde foi realizado um arrastão no centro e nos bairros da cidade como medida de precaução.

“Estamos fazendo uma campanha de orientação da população e coleta de larvas que foram encaminhados para a 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, onde já houve a confirmação da existência de larvas do mosquito transmissor da dengue em vários pontos nosso município. Essa iniciativa é muito importante, tendo em vista que envolve a saúde pública, onde juntamente com os alunos no Colégio Nestor de Castro, fizemos vistorias em residências, comércio local e terrenos baldios, além das comunidades de Sede Ouro e Queixo D'Anta. Qualquer anormalidade constatada, a vigilância sanitária está tomando às medidas de precauções necessárias. Temos que agradecer à população que está colaborando com as vistorias e mais uma vez queremos pedir o empenho de todos, eliminando ambientes que possam acumular água parada para evitar os criadouros. Essa iniciativa é fundamental para que todos estejam conscientes para o problema que é a dengue”, destacou Maikel.

Apesar de não haver nenhum caso de dengue confirmado nem suspeito no município de Sulina, é importante que a população esteja devidamente orientada para os cuidados que devem ser tomados, tendo em vista que a larva do mosquito transmissor foi encontrada em vários pontos da cidade. Maikel Gaspar também agradeceu à direção do Colégio Nestor de Castro, através do diretor André Horn, professores e alunos que abraçaram a causa juntamente com à Secretaria de Vigilância Sanitária no combate à dengue e  aos agentes comunitários de saúde do município.