Francisco Baggio, Chico Baggio como era conhecido, estava de férias com a família no México, quando na última terça feira, dia 11, à tarde durante um mergulho passou mal e acabou falecendo. Ele foi retirado da água, mas já estava sem respiração. Médicos tentaram reanimá-lo sem sucesso. De acordo com familiares, provavelmente teve um infarto fulminante.

De acordo com Odésio Somavilla, cunhado de Francisco, devido à dificuldade e a burocracia para trazer o corpo para o Brasil, o que demoraria muitos dias e o sofrimento só aumentaria, a família decidiu pela cremação do corpo, o que já foi providenciado no México.

Odésio disse que a família está saindo por volta do meio dia desta quinta-feira, dia 13, do México, e chegarão na noite desta sexta-feira, dia 14, em Chopinzinho.

Como Francisco Baggio era muito conhecido e tinha muitos amigos, a família achou por bem fazer um momento rápido de despedida, onde as cinzas ficarão expostas na Capela Mortuária da Funerária Cristo Ressuscitado no sábado, dia 15, das 06 da manhã até por volta das 09 horas, quando haverá o sepultamento.

Sobre a tragédia, Odésio disse que não se sabe ao certo o que aconteceu, se foi infarto ou algum problema causado durante o mergulho. “O Chico fez o mergulho com o cilindro e algum tempo depois, quando ele subiu para a superfície, parecia que ele tentou pedir socorro, porém, logo depois ele afundou novamente. Neste momento, os profissionais que auxiliam, entraram rapidamente na água e conseguiram resgatá-lo, porém, já estava desacordado. Não se sabe ao certo se foi um infarto, ou se ele teve algum problema causado pela subida do fundo do mar”, disse Odésio.