Na manhã desta terça feira, dia 10, entrou em contato com o 3º Pelotão PM em São João, a equipe do serviço reservado da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército de Cascavel, informando a respeito de um Soldado Desertor, cujo pesava sobre si, um mandado de prisão, expedido pelo Juízo da Justiça Militar (auditoria da 5ª CJM).

A equipe da Polícia Militar de São João realizou diligências de acordo com as informações repassadas por aquela equipe, sendo que o desertor foi localizado na rua Santo Antônio, ao lado da varanda, em frente a garagem de sua residência, tendo sido submetido a busca pessoal, com nada de ilícito sendo localizado e em seguida foi informado seus direitos constitucionais e o fato pelo que estava sendo conduzido. Não foi necessário o uso de algemas e o preso foi conduzido no banco traseiro da viatura.

Em seguida a Polícia Militar entrou em contato com a equipe do serviço reservado e informaram da detenção, onde obteve-se como resposta que a equipe responsável pelo transporte do preso de São João para Cascavel, já estava em deslocamento.

Desta forma, aguardaram-se os mesmos para condução do desertor para o quartel do Exército. Às 14h00min o 2º Tenente do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Comandante da equipe responsável pelo transporte, compareceu no pelotão da PM, para realizar o transporte do detido para a GU de Cascavel.

Diferença de desertor e insubmisso:

- Desertor é quando o cidadão está servindo o exército, sai do quartel sai e não volta mais pra servir.

- Insubmisso é o cara que passa pelo processo de seleção, é convocado e não vai servir. Insubmissão é o único crime militar próprio previsto no CPM que é cometido por civil.