Ampliar a parceira e a boa relação institucional natural com a Polícia Militar à fim de propiciar condições, através do uso de tecnologias, para que as ações no setor de segurança sejam cada vez mais eficientes, eficazes e preventivas. Essa é a intenção do prefeito Mauro Cenci, de Saudade do Iguaçu, ao buscar alternativas para vigilância e monitoramento em sua cidade.

O prefeito Mauro juntamente com membros de sua equipe, pesquisou na Região Metropolitana de Curitiba, sistemas de câmeras de monitoramento de alta definição, alarmes controlados remotamente e sistema de reconhecimento facial, que são alguns dos itens que começam a entrar na vida dos brasileiros e apontam tendências na área de segurança eletrônica.

Entre esses sistemas, o prefeito saudadense encontrou o Helper. É um posto avançado de segurança que pode substituir os postos convencionais e deixar policiais mais livres para fazer rondas. Por exemplo, o sistema conta com botão de emergência, canal de comunicação direto com a autoridade de segurança, câmeras de gravação e transmissão de imagens, sirene e comunicado.

O sistema inovador inibe a criminalidade trazendo mais segurança à população causou boa impressão ao chefe do executivo saudadense. “É uma tecnologia inovadora, que permite inclusive a interação entre o cidadão e os agentes de segurança. Estamos observando com muito carinho e atenção à questão segurança, em breve tomaremos as atitudes necessárias”, disse o prefeito.

Para implantação do sistema Helper e aquisição dos equipamentos necessários será preciso a aplicação de aproximadamente 700 mil reais. “Segurança à comunidade, foi o que propusemos em nosso plano de governo. Até o final do ano, acho teremos resgatado essa proposta”, disse o prefeito.