Na manhã desta quarta feira, dia 30, o poder judiciário da Comarca de Chopinzinho esteve reunido com entidades que fazem parte da rede de enfrentamento e combate da violência contra a mulher.

A reunião foi coordenada pelo juiz diretor do Fórum, Dr. João Ângelo Bueno, onde segundo ele, a iniciativa partiu da secretaria municipal de assistência social de unir todos os órgãos de combate à violência contra a mulher, mais representantes da Polícia, do ministério público e do judiciário, com o objetivo de buscar formas de enfrentamento da violência contra a mulher. “Apesar de todas as evoluções obtidas com o passar do tempo com a edição de leis, e a principal delas foi a 11.340, de 07 de agosto de 2006, a conhecida lei Maria da Penha, ainda existem muitos casos de violência devido ao histórico de machismo que predominou durante muito tempo, onde dados indicam que o Brasil é hoje o 7º colocado no ranking de violência contra a mulher”, disse o juiz.

Preocupado com esses dados é que as entidades envolvidas se reuniram para discutir as formas corretas de encaminhamento, além da prevenção e tratamento dos casos registrados, destacou o magistrado.

Dr João Ângelo Bueno lembrou durante a reunião que violência contra a mulher não é apenas a agressão física, mas vai desde a agressão verbal, até o ato mais grave, que seria a morte da vítima, porém, tudo o que se enquadra neste gênero, praticado no âmbito doméstico faz parte do tema abordado na reunião. “O nosso objetivo é integrarmos os órgãos, cada um explanando suas ideias e a partir deste diálogo buscar uma política integrada e que tenha um resultado prático para resguardar os direitos da mulher em nosso município”, enfatizou Dr. João.

O resultado da primeira reunião, de acordo com o juiz, foi extremamente proveitoso, onde foi dado o primeiro passo para a reorganização da rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher no município. Uma próxima reunião, segundo Dr. João, está marcada para o próximo dia 11 de novembro, a partir das 09h30min da manhã no salão de júri do fórum de Chopinzinho.