Na noite desta terça feira, dia 20, um temporal causou grandes estragos na região do Distrito de São Luiz, interior de Chopinzinho. A Defesa Civil foi acionada por volta das 22h00min para atender a ocorrência, onde num levantamento preliminar indica que uma forte chuva de granizo causou estrados em pelo menos 80 casas da comunidade, além da escola, mercado e outros locais.

Na manhã desta quarta feira, era possível ter uma noção mais exata do tamanho do prejuízo que os moradores tiveram. Coberturas totalmente destruídas pelo granizo, móveis molhados, famílias desabrigadas. A administração municipal de Chopinzinho deslocou várias secretarias para dar suporta aos atingidos e de imediato iniciou a distribuição de lonas e folhas de Eternit.

A moradora Tatiane Santos de Paula, disse que nunca viveu momentos de tanto medo na vida. “Meu marido estava na cidade e na casa estava somente eu e minhas duas crianças, uma de 10 e outra de 04 anos. Eu estava saindo do banho quando a chuva começou e meus filhos estavam dormindo no sofá, quando percebi que o barulho estava muito alto e em seguida começou a cair pedaços de Eternit dentro da casa e pedras de gelo do tamanho de um ovo de galinha. Fiquei apavorada e a primeira coisa que pensei foi nas crianças, onde peguei meus dois filhos e entrei debaixo da mesa para me proteger. Quando a chuva acalmou já percebi que o telhado estava destruído e a chuva tinha molhado tudo dentro da casa. Perdemos tudo o que demoramos anos para conseguir com muito sofrimento”, disse Tatiane.

Dona Arcangela Danosso mora sozinha e também relatou que viveu momentos de muito medo. “Em toda a minha vida nunca vi uma situação como esta. Eu moro sozinha e já estava deitada no momento em que a chuva iniciou e logo em seguida começou uma forte chuva de granizo. As pedras eram tão grandes que começou a cair pedaços de Eternit dentro da casa e pedras de gelo enormes. Fiquei desesperada e corri para debaixo da mesa para me proteger. Depois que a chuva acalmou deu para perceber o tamanho do estrago causado na cobertura da minha casa, e consequentemente nos móveis que ficaram todo molhado”, destacou dona Arcangela.

Outro local danificado foi à escola do núcleo de São Luiz. De acordo com o diretor, professor Claudenir Gottardo, as aulas precisaram ser canceladas. “Pelo menos 30% da cobertura da escola ficou destruída. Conseguimos cobrir computadores e outros equipamentos que poderiam ser danificados com a chuva. Diante da situação fomos obrigados a cancelar as aulas nesta quarta feira, e, se o tempo não melhorar teremos que cancelar também nesta quinta feira, até o que a cobertura seja recuperada”, disse o diretor.

Na manhã desta quarta feira, dia 21, a Defesa Civil de Chopinzinho e o Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida estiveram na comunidade fazendo a distribuição de lonas para as famílias atingidas.