No primeiro confronto das quartas de final da copa Sul-americana entre Atlético Paranaense e Sportivo Luqueño, do Paraguai, o Rubro-Negro fez valer o fator casa e, quebrando uma sequência ruim de resultados pelo Brasileirão, bateu o adversário por 1 a 0, na Arena da Baixada. Com isso, os brasileiros levarão para a segunda partida a vantagem de poder empatar e seguir na competição.

Logo nos primeiros movimentos o Furacão mostrou que tomaria conta das ações, embora com dificuldade em criar situações de gol. De outro lado, os paraguaios se mostraram adeptos da velha catimba. Aos nove minutos, Walter avançou com a bola, abriu espaço e chutou forte para bela defesa de Chena. Na sequência, Walter aproveitou levantamento de bola e desviou para o fundo das redes. Porém, o árbitro anulou o lance anotando uma falta de ataque sobre o goleiro.

O Luqueño apareceu pela primeira vez aos 15 minutos, com Gimenez, que roubou a bola da defensiva rubro-negra e chutou em cima da defesa brasileira. Na resposta, aos 19 minutos, Hernani cobrou falta e a bola passou com muito perigo. A partida tinha algumas entradas mais duras e certo clima de tensão pairava sobre os atletas. Aos 29 minutos, Bruno Mota fez falta pesada e a turma do deixa disso precisou agir.

 

Nas arquibancadas, o torcedor se mostrava bipolar. Quando o time perecia engrenar, empurrava mas, ao primeiro erro, as vaias e cobranças retornavam com força. Aos 37 minutos, Nuñes saiu em velocidade, armou o chute e, no momento exato do arremate, Roberto apareceu para tirar a bola e salvar. Vaias na saída de campo para o intervalo.