Nos 20 anos de Sistema Cresol Baser as parcerias internacionais foram fundamentais para o crescimento e trocas de experiências, tanto conhecendo a realidade cooperativista de outros países, quanto levando a história da agricultura familiar e do cooperativismo solidário da Cresol à outras realidades.
Com o objetivo de mais uma vez compartilhar essas experiências um grupo de diretores e assessores do Sistema Cresol está participando no período de 04 a 16 de novembro de um intercâmbio com o cooperativismo Europeu.
“Os intercâmbios internacionais fazem parte um projeto em que todas as cooperativas singulares e regionais terão oportunidade de debater estruturas, estratégias e governança cooperativa”, lembra o Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.
O Cooperativismo de Crédito é destaque entre os demais ramos Cooperativistas. Em alguns países, o sistema faz parte do dia a dia de considerável parte da população. Uma destas referências é a Alemanha, terceira nação com maior expressão no Cooperativismo de Crédito mundial, onde o grupo Cresol está durante esta semana para compartilhar essa experiência.
A capacitação está ocorrendo na Academia Alemã das Cooperativas (ADG), com visibilidade a temas como o conhecimento do Sistema Cooperativista da Alemanha, além das estruturas, responsabilidades, governança, intervenção e capacitação de conselheiros.
“Para os próximos anos se deseja organizar viagens de estudo similares. Com esta iniciativa a Cresol Baser espera qualificar suas lideranças para que possam contribuir para o crescimento da agricultura familiar e do crédito rural no Brasil”, destaca o assessor internacional da Cresol Baser Jaap Van Doorn.
Segundo relato do grupo um fato que chamou atenção é o papel do centro de sistematizar as boas experiências do sistema cooperativo, publicá-las e divulgá-las para todas as outras cooperativas. A ideia é combinar a teoria com a prática, sendo os próprios diretores e colaboradores mais experientes que atuam como instrutores dos novos colaboradores.
Luiz Levi Tomacheski, diretor executivo da Central Cresol Baser, que acompanha o grupo no intercâmbio, destaca. “esses primeiros contatos com a realidade foram muito positivos e os diretores e assessores estão vendo que o que estão aprendendo pode contribuir muito com o crescimento do Sistema Cresol, diante da estrutura de crédito Alemão e sua posição no mercado financeiro e ainda os desafios presentes que de certa forma são também comuns com a nossa realidade brasileira.

 

Fonte Valdenir Lima