Nos dias 17, 18 e 19 de novembro em Lima, no Peru, aconteceu o Campeonato Sulamericano 2015 de Taekwondo.

A Seleção Brasileira Juvenil foi comandada pelo Mestre Gilberto Morando, de Saudade do Iguaçu, PR, e Fabio Lourenço de Assunção, RN.

Morando estreou com o pé direito, superando as expectativas, levando o Brasil ao lugar mais visado.  Na competição o Brasil se destacou  como  o país que mais conquistou medalhas, 16, sendo 10 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes, se sagrando Campeão do evento, seguido pelo  Equador segundo colocado e Argentina em 3º lugar. Na categoria adulta do Brasil também ficou campeão e na categoria cadete foi vice.

Além do técnico campeão, Saudade do Iguaçu também foi representado pelo atleta que compõe a seleção nacional Fagner Dantas, prata na categoria juvenil até 55kg e Giovanna Schardosin, bronze na categoria cadete até 41kg.

Os atletas superaram contusões e somaram mais duas medalhas para o Brasil. Os resultados para o Brasil no  sulamericano também  elevam  o trabalho da Federação Paranaense e a equipe Sudoeste de Taekwondo, enaltecendo o crescimento do trabalho em conjunto.

“Sabemos que muitos atletas que fizeram parte dessa delegação brasileira estão entre os que disputarão vagas para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Os atletas de Saudade do Iguaçu ficarão de fora dessas disputa,  por não terem idade para competir na categoria adulto, porem para 2020 com certeza vários atletas irão disputar a vaga olímpica”, disse Morando.

“Agradecendo a Confederação Brasileira presidente Carlos Fernandes e coordenação de Rivanaldo de Freitas pela confiança, agradecemos à Administração de Saudade do Iguaçu, ao prefeito Mauro Cenci, pelo apoio total aos atletas e técnico. Também gostaríamos de estender nossos agradecimentos à diretoria da Associação Sudoeste e pais dos alunos pelo apoio e compreensão” finalizou o mestre.