Na sessão da última terça feira, dia 01, os vereadores Valmor Teles Mendes, Jacir Salmória e Alceu Ferreira, apresentaram indicação solicitando informações ao IAP- Instituto Ambiental do Paraná, sobre quais providências estão sendo tomadas em relação à empresa Upa couros, no que se refere à questão ambiental e poluição de rios.

O vereador Valmor Teles Mendes, um dos proponentes destacou a importância do pedido. “Estamos apresentando esta indicação devido a inúmeras reclamações da população em função do mau cheiro causado pela Upa couros. Queremos que o IAP nos informe quais são as providências que estão sendo tomadas na questão ambiental e também com relação a poluição de rios, mais precisamente do rio chopim. Em outra ocasião trouxemos um dos diretores da empresa na câmara de vereadores, o qual se comprometeu em apresentar uma solução, porém até agora o problema não foi resolvido. Diante disso, queremos que o IAP faça uma vistoria e informe a câmara de vereadores, quais são as providências que estão sendo tomadas para sanar o problema”, disse o vereador.

O Vereador Salmória também falou sobre o problema destacando que as reclamações são muitas da população. “Esse tema Upa couros vem sendo um problema sério para nossa sociedade. Nós tempos feito várias ações, inclusive convidamos o presidente da empresa para comparecer na câmara para falar quais eram as medidas que estavam sendo tomadas para que fosse resolvido de uma vez por todas o problema do odor e do processo de poluição. Infelizmente as ações adotadas pela empresa até agora não foram muito convincentes, tanto que as reclamações só aumentaram. Diante de tanta reclamação de moradores das proximidades do rio, estivemos verificando a situação e constatamos que havia muito sebo, muito material poluente que foi lançado no rio de uma forma indevida, e preocupado com isso estamos exigindo dos órgãos responsáveis, IAP, Vigilância Sanitária que nos informem quais são as medidas que estão sendo tomadas, pois nossa parte estamos fazendo aqui na câmara, porém, efetivamente não vimos nada acontecer até o momento” disse Salmória.

O vereador Alceu Ferreira lembrou que a população está cobrando uma solução para o problema. “Andando pelas ruas da cidade, diariamente sou abordado por pessoas que recamam do mau cheiro causado pela empresa e cobram dos vereadores uma solução para os dejetos que são largados no rio chopim. Há alguns meses atrás um representante da empresa esteve na câmara e nos garantiu que dentro de pouco tempo iriam instalar equipamentos para acabar com o mau cheiro, porém o que percebemos é que em determinados períodos do dia o odor continua insuportável. Atendendo uma justa reclamação da população é que estamos pedindo aos órgãos responsáveis que nos informem quais as medidas que estão sendo tomadas”, lembrou Alceu.

O presidente da câmara, vereador Marcos Monteiro, lembrou que no ano de 2014 participou de uma reunião na prefeitura municipal com a procuradoria do município, administração municipal e diretores da empresa. Naquela ocasião, de acordo com Monteiro, foi assinado um TAC-Termo de Ajuste de Conduta, onde a empresa se comprometeu que dentro de seis meses o problema seria solucionado. “Já se passaram um ano e meio desde a assinatura desse termo e até hoje não vimos nenhuma medida concreta para resolver o problema. Por isso parabenizo os vereadores proponentes da indicação e vamos encaminhar aos órgãos responsáveis pedindo informações e exigindo a solução imediata para o problema”, destacou Monteiro.