A falta de grandes títulos incomoda a torcida do Grêmio desde 2001, quando o clube conquistou a Copa do Brasil pela última vez. Apesar disso, o Tricolor vem fazendo boas campanhas nos últimos dez anos, especialmente no Campeonato Brasileiro. Em 2015, a equipe gaúcha garantiu sua sexta classificação para a disputa da Copa Libertadores da América na última década. Neste período, somente o São Paulo, com sete participações, chegou mais vezes ao principal torneio da América do Sul  – Corinthians e Cruzeiro também chegaram à Libertadores seis vezes entre 2007 e 2016.

Em todas essas oportunidades, o Grêmio confirmou sua vaga através de uma boa campanha no Brasileirão. Nas últimas dez edições do certame nacional, o Tricolor Gaúcho chegou entre os três primeiros colocados cinco vezes – somente o São Paulo conseguiu igualar esta marca, mas com três títulos conquistados no período. Em 2010, conquistou a 4ª colocação.

Em 2016, o Grêmio disputará pela 16ª vez a Libertadores, mesmo número do Palmeiras. Mais uma vez, apenas o São Paulo supera os gaúchos em número de participações – o Tricolor do Morumbi jogará a competição pela 18ª vez no ano que vem. Nas 15 edições anteriores, o Grêmio foi campeão duas vezes (1983 e 1995), foi duas vezes vice (1984 e 2007) e parou nas semifinais em outras três oportunidades (1996, 2002 e 2009). Com 74 vitórias pela competição, só perde para Cruzeiro (86), São Paulo (85) e Palmeiras (75).

O rendimento recente da equipe gaúcha na competição continental é que vem deixando a desejar. Nas últimas três vezes em que disputou a Libertadores, o Grêmio parou logo no primeiro mata-mata, nas oitavas de final. Em 2011, após uma campanha irregular na fase de grupos, parou na chilena Universidad Católica, de Lucas Pratto, atual centroavante do Atlético-MG. Dois anos mais tarde, passou raspando pela etapa de grupos e caiu para o Santa Fe, da Colômbia. Em 2014, após fazer a segunda melhor campanha geral da primeira fase, foi eliminado nos pênaltis pelo San Lorenzo, que seria o campeão do torneio.

 

Confirmado como treinador do Tricolor em 2016, Roger Machado viverá sua primeira Libertadores como técnico efetivo. Em 2013, ele treinou o Grêmio nas duas partidas contra o Santa Fe, pelas oitavas, quando Vanderlei Luxemburgo estava suspenso. Como jogador, Roger disputou o torneio sete vezes: foram seis edições pelo Grêmio e uma pelo Fluminense, sendo campeão em 1995 pelo time gaúcho e vice em 2008 pela equipe carioca.