Você sabia que o bolo de cenoura é uma das receitas mais acessadas do TudoGostoso? Esse bolo simples e tradicional é fácil de fazer, mas muita gente ainda erra no preparo e o resultado pode ser um bolo solado, murcho, pesado ou cru. Já passou por isso e não quer errar mais? Confira a seguir como fazer bolo de cenoura e tire todas as suas dúvidas!

tudo sobre bolo de cenoura
 

Como fazer bolo de cenoura: por que fica solado, como deixar fofinho e mais

Por que o bolo de cenoura sola

Para que o bolo não fique solado, é importante triturar bem as cenouras no liquidificador. No liquidificador, acrescente as cenouras picadas, os ovos, o óleo e o açúcar e deixe bater bem até que fique uma mistura bem homogênea.

Por que o bolo de cenoura fica cru

O bolo ficou um tempão no forno, ficou bem dourado, mas cru por dentro? Para que isso não acontece, preaqueça o forno antes de colocar o bolo. Além disso, não abra a porta do forno toda hora: se fizer isso, o ar pode escapar e o meio do bolo pode murchar.

Por que o bolo de cenoura murcha

Os bolos em geral tendem a murchar se o forno não for preaquecido. Além disso, é importante colocar o bolo no forno assim que você acabar de prepará-lo; o fermento começa a agir em contato com os líquidos e é importante que essa reação aconteça dentro do forno. Não esqueça também de assar o bolo em temperatura baixa para médio, pois todo o seu interior precisa ficar assado. Se a temperatura for muito alta, ele vai crescer muito rápido e depois murchar.

Por que o bolo de cenoura não cresce

Entre alguns motivos, os principais são: falta de fermento ou fermento vencido. Siga a quantidade exata da receita para que seu bolo cresce adequadamente. Além disso, a massa não pode ser levada ao forno frio, pois, assim, parte do efeito do fermento químico, tem quem ação muito rápida, será perdida.

Por que o bolo de cenoura leva óleo

As receitas mais tradicionais levam esse ingrediente, mas é possível fazer bolo de cenoura sem óleo também. Os bolos feitos com óleo ficam mais fofos, leves e úmidos, e os feitos com manteiga deixam a massa mais firme. Se você quer um bolo que possa ir à geladeira, escolha um que leve óleo; se você precisa de uma massa mais firme, que vá levar uma camada de pasta americana, por exemplo, escolha um bolo com manteiga entre os ingredientes.

Como fazer a cobertura de chocolate durinha do bolo de cenoura

Dizem que bolo de cenoura sem cobertura de chocolate nem é bolo de cenoura, né? Confira no TudoGostoso como fazer cobertura de chocolate durinha para bolos.

Como fazer bolo de cenoura fofinho

Depois de bater os ingredientes líquidos, mistura a farinha (e depois o fermento) com cuidado, com a ajuda de uma espátula ou fouet. Além disso, é importante peneirar a farinha e o fermento antes de misturá-los aos demais ingredientes.

O que é o bolo de cenoura americano

O bolo de cenoura americano é diferente do que conhecemos no Brasil: geralmente, ele é feito com cenouras raladas e especiarias como canela e noz-moscada. Além disso, a cobertura não é de chocolate, mas feita com cream cheese. Confira no TudoGostoso como fazer bolo de cenoura americano!