O arroz está presente na mesa de milhões de pessoas todos os dias. Um cereal cultivado em planícies alagadas, o arroz é muito versátil, podendo ser feito de diversas maneiras, e saboroso. No dia 31 de Outubro, desde 2004, é comemorado o Dia Internacional do Arroz como forma de lembrar sobre a importância desse ingrediente para a alimentação humana. Confira 6 curiosidades sobre o arroz:

arroz
 

Conheça curiosidades sobre o arroz

Confira 6 curiosidades sobre o arroz

Origem do arroz

Os primeiros registros históricos são da China, onde os primeiros grãos foram cultivados, no Vale do Rio Yangtzé, 13 a.C. O primeiro tipo de arroz a ser cultivado foi o arroz selvagem, e sua plantação logo se espalhou por todo o território chinês e depois por todo continente asiático, onde é até hoje a base da alimentação dessa população.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos de arroz

Apesar do mais conhecido ser o arroz branco tradicional, existem diversos tipos de arroz, cada uma com propriedades diferentes, como valor nutricional e índice glicêmico. O mais curioso é que o arroz branco tradicional, apesar de ser o mais consumido, é o menos nutritivo.

O arroz no Brasil

Os primeiros registros do arroz no Brasil datam de muito antes da chegada dos portugueses: ele era consumido pelos povos tupis, sendo cultivado nas regiões alagadas da Amazônia, conhecido como “milho d’água”. Sendo assim, muitos historiadores apontam que o Brasil foi o primeiro país a cultivar o grão. Hoje em dia, o arroz é ainda muito consumido no território brasileiro e está presente em vários pratos típicos do país, além de ser amplamente cultivado e exportado, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor de arroz do Brasil.

Arroz e feijão, a dupla perfeita

Provavelmente a combinação mais famosa da culinária brasileira, o arroz com feijão é um prato extremamente nutritivo, no qual os dois se complementam e se ajudam: o consumo de um cereal, como o arroz, junto com o feijão, uma leguminosa, promove uma absorção completa de nutrientes e vitaminas durante a refeição. Além disso, a combinação tem pouco teor de gordura, ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico.

Base da alimentação mundial

O arroz é o terceiro cereal mais cultivado ao redor do mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho, e alimenta mais da metade da população mundial todos os anos. Só no Brasil, por exemplo, cada brasileiro consome, em média, 40 quilos de arroz por ano.

Arroz é aliado da pele

O arroz possui muitos benefícios para saúde e um deles é que ele funciona como um poderoso aliado da pele devido ao amido presente em sua composição, que age como um adstringente natural. Para usá-lo dessa forma, basta juntar 3 colheres de arroz com água em uma tigela e deixar em repouso por 12 horas. Depois, é só usá-lo diretamente na pele com ajuda de algodão.

Fonte: Tudo Gostoso