O cálcio é um mineral de que todos nós precisamos: ela está envolvido em diversos processos que acontecem no organismo, como a transmissão de impulsos nervosos, a coagulação sanguínea e a contração muscular, além de ser de extrema importância para a saúde dos ossos e dentes. Precisamos estar sempre atentos se estamos atendendo às necessidades de nutrientes do corpo ao nos alimentarmos. Por isso, selecionamos 8 alimentos ricos em cálcio além de leite e seus derivados. Confira:

alimentos ricos em cálcio
 

Veja quais alimentos são boas fontes de cálcio

Alimentos ricos em cálcio que vão muito além do leite

Grão-de-bico

Versátil e saboroso, o grão-de-bico é um grande aliado dos vegetarianos por ser rico em proteínas. Rico em triptofano, aminoácido que ajuda na sensação de prazer e bem-estar, ele ajuda na regularização intestinal e na sensação de saciedade. Além disso, ele é ótima fonte de cálcio, possuindo 120 mg do mineral a cada 100 g.

Folhas verde-escuras

Folhas verde-escuras como espinafre, couve, mostarda, rúcula e outras garantem uma alta concentração de cálcio: em média 110 mg de cálcio a cada 100 g desses alimentos. Além disso, elas também são conhecidas pela alta concentração de ferro, magnésio e outros nutrientes, além da ação antioxidante que elas possuem.

Tofu

O tofu possui maior concentração de cálcio que o leite: ele possui 350 mg de cálcio a cada 100 g, enquanto o leite possui 100 mg a cada 100 g. Muito usado na culinária japonesa em diversas receitas, esse derivado da soja também possui muitas proteínas, além de ser rico em vitaminas do complexo B, D, E, F e K. De gosto muito sutil e textura bem macia, o tofu é um aliado de quem faz dieta e quer emagrecer por ser pobre em calorias.

Sardinha

A sardinha é um peixe delicioso, muito consumido por ser econômico e saboroso. Além do alto valor nutricional deste peixe e da grande concentração de ômega-3, a sardinha é riquíssima em cálcio: cerca de 100 g de sardinha contém em média 500 mg de cálcio.

Chia

A chia é uma semente rica em ômega-3, proteínas, fibras e diversos nutrientes. A cada 100 g de chia, é possível encontrar mais de 500 mg de cálcio, ou seja, é uma ótima fonte de obtenção deste mineral.

alimentos ricos em cálcio
 

O feijão branco é uma ótima fonte de cálcio

Feijão-branco

O feijão-branco é um alimento rico em cálcio, contendo cerca de 240 mg do mineral a cada 100 g. Além disso, ele ajuda a diminuir a absorção de carboidratos, sendo ótimo para quem está em dieta. Ele também promove a sensação de saciedade, auxilia no funcionamento celular e na boa circulação sanguínea, o que promove a renovação celular. Entretanto, ao ser preparado, deve-se lembrar de deixá-lo de molho por até 8 horas, para eliminar o ácido fítico, que atrapalha a absorção de minerais.

Gergelim

Gergelim é uma semente muito usada na culinária em pães, saladas, sopas e pastas. Muito saborosa, ela também é rica em cálcio, possuindo 825 mg a cada 100 g. Por ter uma alta concentração de fibras, está sempre presentes em dietas de emagrecimento, pois ajuda no controle da fome e na regularização do intestino.

Aveia

A aveia age diretamente no controle das taxas de LDL (colesterol ruim). Além de aumentar também a sensação de saciedade e ajudar na saúde do sistema digestivo devido à sua alta concentração de fibras, a aveia é rica em cálcio, oferendo 300 mg do mineral a cada 100 g.